logo RCN
Segurança

Crimes de estelionato crescem 150% em Joinville

  • JusBrasil -

Crimes de estelionato cresceram mais de 150% em Joinville no último ano. Um dos mais comuns é a clonagem do celular. O golpista finge ser o dono do celular e passa a pedir dinheiro para a lista de contatos da vítima. "Apesar de quase todo mundo conhecer alguém que já teve o celular clonado, ainda tem muita gente inocente caindo neste golpe", lamenta a delegada regional da Polícia Civil em Joinville, Tânia Harada.

Outro golpe que tem crescido é o de extorsão sexual, popularmente conhecido como "sextorsão". Uma mulher envia mensagem amorosa para o Whatsapp de um homem, com quem passa a trocar imagens íntimas para depois chantageá-lo. "A cada dia, entre 10 e 12 pessoas caem neste golpe. Tem casos de vítimas que chegam a perder até R$ 200 mil", informa a delegada.

Mas estes não são os únicos golpes. Tem o do falso empréstimo, tem o da clonagem de cartão, tem o do parente com carro estragado, tem o do falso sequestro, tem o de compra e venda de veículos, tem o do anúncio de imóveis, tem o de compras pela internet e muitos outros.

Segundo pesquisa da Diretoria de Inteligência e Estatística (DINI) da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, 97% destes crimes não teriam ocorrido se a vítima tivesse algum conhecimento sobre os golpes. "Estamos criando uma nova unidade especializada em estelionatos e outras fraudes para reforçar a investigação. Mas a informação e a prevenção são as armas mais eficazes contra estes crimes", alerta a delegada.

Para ajudar a população a se prevenir contra estes crimes de estelionato, a Polícia Civil de Santa Catarina produziu a cartilha "Proteja-se de Golpes", com informações sobre os 17 tipos de golpes mais frequentes.

Informe-se e saiba como se proteger acessando o link https://cutt.ly/4TQrNu3.

"Previna-se! Desconfie! Denuncie!", destaca a delegada.

COMO DENUNCIAR

- Pelo telefone 181

- Pelo whatsapp (48) 98844-0011

 

Araquari: Polícia prende homem por crimes ocorridos em desmanche Anterior

Araquari: Polícia prende homem por crimes ocorridos em desmanche

Polícia prende homem investigado por estupro de vulnerável no Jardim Iririú Próximo

Polícia prende homem investigado por estupro de vulnerável no Jardim Iririú

Deixe seu comentário